sexta-feira, Março 31, 2006

Uma experiência simples... cai ou não cai?

Atenção:
Realiza a experiência que se segue sobre um alguidar ou lava-loiça.

Materiais:
um copo de vidro, um rectângulo de papel e água


Experiência:
1. Enche completamente o copo com água.


2. Tapa-o com o papel e sobre ele coloca a palma da tua mão.


3. Vira rapidamente o copo mantendo a mão sobre o papel.

4. Retira a mão com cuidado.

O que observaste? Por que terá acontecido assim?

O que gostavas de perguntar sobre o que aconteceu?




35 Comments:

Anonymous Anónimo said...

eu quero dar uma dica para voces pq nao coloca explicasoes sobre a expriencia e dizer o q acontece
valeu ate a prosima esperiancia

21/5/07 14:26  
Anonymous Anónimo said...

A água não cai!!

16/3/08 21:42  
Anonymous Anónimo said...

Eu tentei fazer a experiencia + não deu!!

A agua caiu!!!

19/3/08 19:22  
Blogger TF said...

Esta é uma resposta para o último comentário de anónimo
Olá!
Obrigada por teres deixado o teu comentário. Vou dizer alguns cuidados que deves ter para conseguires que a água não caia:
1º- O copo deve estar muito bem cheio de água, completamente cheio!
2º- Quando colocas a folha de papel não deve ficar nenhum ar entre a água e a folha;
3º- Experimenta usar um papel que seja um bocadinho mais grosso do que a folha "normal", por exemplo cartolina ou papelão fino, como o das caixas dos flocos ou do nestum.
Se fizeres isto a experiência é capaz de ter sucesso!
Já agora pensa por que será necessário tirar o ar, será que o ar tem aqui alguma função importante para fazer a água cair ou não cair?
Neste endereço http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/Ar/Saber_mais_ar5.htm encontras alguns sites com explicações sobre esta experiência.
Espero que desta vez tenhas mais sucesso!Experimenta e volta a contar-nos o que aconteceu!
Até à próxima!
Teresa

20/3/08 12:39  
Anonymous Cláudia said...

bao tarde... eu sou professora estagiária no 1º Ciclo e vou fazer experoencas sobre a pressão atmosferica. procurei vários locais para ver se encontrava explicação para a água do copo nao cair e nao encontrei. ajude-me por favor. tenho de dar aula terça feira. obrigada

17/5/08 16:48  
Blogger TF said...

Olá Cláudia
Neste endereço http://mars.fis.uc.pt/~cp/cab/agua/node10.html encontra esta proposta de actividade e uma breve explicação sobre o que acontece. Na verdade é a pressão atmosférica (a força que o ar exerce sobre o cartão) que permite que a água não caia. Aqui em http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/capa_ar1.htm encontra várias outras experiências sobre a pressão atmosférica. Se seleccionar a secção "Saber mais" no final de cada ficha (exemplo: http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/Ar/Saber_mais_ar5.htm encontra vários sítios com informação e ajuda sobre o tema da pressão atmosférica. Espero que esta informação ainda vá a tempo e que seja útil para preparar a sua aula.
No final gostávamos de saber a sua opinião sobre estes recursos que disponibilizamos.
Bom trabalho
Teresa Faria

19/5/08 11:48  
Anonymous Anónimo said...

Que idiotice, vocês ainda acreditam? Aff ¬¬'
Nem mostraram o resul, que mentira gente, 100 coments, q horrivel.. Vocês foram acreditar num site PUTO como esse???? AFF _|_

TOMA NO CÚUUUUUUUUUUUUUUÚ.

18/6/08 00:46  
Anonymous Anónimo said...

Euu fui fazer e a agua Caiuuu!
kkkkkkkkkkkkkkkkk!!

7/7/08 20:37  
Anonymous Anónimo said...

qual eh a quimicaa ??????????

7/7/08 20:37  
Anonymous Anónimo said...

eu fiz a experiencia e deu certo.
gostaria de saber porque a agua não cai. :)

29/9/08 15:36  
Anonymous Anónimo said...

dá certo sim!
esse filho de uma puta num sabe fazer e fik dizendo coisa...
vai vc tomar vo cú.

9/10/08 01:34  
Blogger kel said...

Este comentário foi removido pelo autor.

15/3/09 18:27  
Blogger Lukiiinha ! said...

Galera !
Isso da certo pois o ar éé mais forte que a água e não deixa ela descer,ou seja,a água éé menos densa !

11/5/09 19:24  
Anonymous pamela said...

Eu consegui faze, seus trouxas que não conseguem UHAUHSUAHUHSUAHU ;~)

18/5/09 17:39  
Anonymous Anónimo said...

por favor coloque o objetivo da experiencia

22/10/09 15:40  
Anonymous Anónimo said...

trust foresighting htmlnational saber another diverse landscaped birth gpoaccess demonstrated curse
lolikneri havaqatsu

8/2/10 05:36  
Anonymous Anónimo said...

nao deu serto!!
_/_

éra para escola!!!

_/_ _/_

3/8/10 13:52  
Blogger TF said...

Para dar certo (e não serto) o copo deve estar completamente cheio de água e quando se coloca o cartão sobre a água não pode ficar nenhum ar entre eles.

3/8/10 19:30  
Anonymous Anónimo said...

Ola fiz essa experiencia e deu certo mais nao enchi o copo totalmente e deixei dois dedodo copo sem água e funcionou So queria a explicação grata!

29/8/10 18:43  
Anonymous Anónimo said...

ai! meu irmão eu tetei e não consigui! então que tal colocar uma experiencia mais facil!!!!!!!!!!!!

20/10/10 12:37  
Anonymous Anónimo said...

temtei 10 vezes e nas dez me molhei odiei essa experiencia !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

20/10/10 12:39  
Anonymous Anónimo said...

olá broders se liga só aqui é vanessa .ai eu não curti me molhar não meu ,então na proxima experiencia não inclua AGUÁ sacou???????????

20/10/10 12:43  
Blogger blok said...

a experiência eh surper show!*
eu adoorei:)
sò os burros que naõ sabem fazer=}
mimpope*!'ikasud120

7/12/10 14:06  
Blogger blok said...

a experiência eh surper show!*
eu adoorei:)
sò os burros que naõ sabem fazer=}
mimpope*!'

7/12/10 14:07  
Blogger Milena said...

Essa porcaria dessa experiencia nao funciona, eu tentei e nao aconteceu nada

7/4/11 19:40  
Anonymous Anónimo said...

queria saber pq a agua não cai?

2/5/11 18:47  
Blogger Alexandre said...

por causa da pressao atmosferica

19/5/11 23:58  
Anonymous Anónimo said...

eu fiz e deu serto

2/8/11 18:51  
Anonymous Anónimo said...

ve se deixa esplicasoes valeu

29/8/11 14:13  
Anonymous Anónimo said...

por que apre coa fica em todas as direrecoes e demais
brenda

23/9/11 01:07  
Anonymous Anónimo said...

nao cai

14/5/12 15:52  
Anonymous Anónimo said...

Olá!! A experiencia é super legal, relmente a água não caiu!!!

31/5/12 02:00  
Anonymous Janaina said...

Acho que só precisa de uma explicação.

20/6/12 00:25  
Anonymous Anónimo said...

a água não caiu por causa da pressão atmosférica e eu fiz esta experiência e deu certo

30/10/12 18:06  
Anonymous Anónimo said...

nss demais essa experiencia a minha deuncertinho...

10/9/13 01:31  

Enviar um comentário

<< Home